21 de maio de 2014

Invicta Imaginária - designs

Invicta Imaginária é um novo projecto que procura dar o seu contributo à ficção especulativa portuguesa. Pretende explorar uma realidade alternativa a um acontecimento que pautou na história de Portugal: a Monarquia do Norte, fundado em 1919. Nesta realidade, um uso invulgar, e em forma de energia, do vinho do Porto dita um destino diferente a este reino.
O universo ficcional é idealizado e elaborado pela equipa da Invicta Imaginária: a Joana Neto Lima e a AMP Rodriguez. A partir das suas directrizes, baseados em factos reais e em conjecturas pessoais, abriram o projecto para a comunidade de escritores e a quem quer que quisesse participar e enriquecer este universo. Por isso em 2013 abriram um concurso aos interessados para seleccionar e reunir as histórias num livro que pretendem editar: a Antologia Winepunk.

Antes disso, a equipa quis ganhar e solidar a sua imagem. Contactaram-me pretendendo que lhes desenhasse o logótipo para o seu projecto, desafio ao qual correspondi entusiasticamente.
Elaborei alguns esboços. Pretendi algo simples e chamativo. Comecei pela ideia sugerida pela Joana Lima: um dirígivel com o balão em formato duma garrafa do Porto, e continuei experimentando outras direcções.

Falámos dos nossos preferidos e chegámos à conclusão que o esboço "5" seria o ponto de partida ideal. Pessoalmente e na minha opinião, era uma ideia vencedora logo de início. Transmite perfeitamente a alma do projecto. O vinho do Porto está representado como a força motriz e ao mesmo tempo a nave emula o espírito primordial do género steampunk. Chegou a haver uma versão em que seria um barco rabelo mas optou-se no fim por uma nave com uma pinta de fantasia. Mas o barco rabelo não ficou perdido, ele vai fazer parte da antologia :)


logótipo de Invicta Imaginária

Mas tive também o prazer de elaborar mais um logótipo para a equipa, que gostou especialmente do desenho "8". Decidiram usá-la para capa da sua página do facebook :)

Convido-vos a visitar a página do facebook, a aguçar curiosidades sobre o projecto e a deixar mensagens e comentários. Aproveitem para visitar o blog do projecto, conheçam as editoras e saibam mais sobre as histórias deste fascinante universo que estão por vir.

Aguardem: as novidades estão para breve!

4 comentários:

Olinda Gil disse...

Era também a minha escolha. Parabéns pelo bom trabalho!

rui alex disse...

Obrigado, Olinda, pelo teu apoio de sempre!

Ana C. Nunes disse...

Esperemos que o lançamento da antologia esteja para breve!
O logotipo escolhido está excelente mas também gostei muito do 12.

rui alex disse...

tambem espero que seja para muito em breve :)